Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Divisão de Registro Acadêmico

 

O status de “concluído” remete aos discentes que colaram grau na UFERSA.

 

Aqueles que colarem grau terão sua CERTIDÃO DE CONCLUSÃO disponível via Sigaa em até 5 dias úteis após sua Colação, quando da alteração de seu status de “Formado” para “Concluído”. Para emiti-la, o interessado deve acessar: SIGAA > ENSINO > EMITIR CERTIDÃO DE CONCLUSÃO. Reforçamos que o acesso ao Sigaa é vitalício, de forma que o concluído sempre poderá acessar o sistema para emitir e reemitir sua documentação.

 

Dados os fluxos decorrentes da implementação do Diploma Digital no âmbito nacional, as SOLICITAÇÕES DE DIPLOMA apenas são realizadas após a colação de grau, por aqueles que apresentarem status “CONCLUÍDO”. Para solicitar seu DIPLOMA, o concluído deverá acessar: SIGAA > ENSINO > SOLICITAR VALIDAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA REGISTRO DE DIPLOMA. O prazo legal para a disponibilidade dos diplomas é de 120 dias, nos termos da Portaria MEC 1095/2018.

 

Os Diplomas Digitais são disponibilizados via Sigaa. Para emiti-lo, o interessado deve acessar: SIGAA > ENSINO > EMITIR DIPLOMA DIGITAL. Estarão disponíveis duas opções: a primeira é a representação visual do diploma, a qual possui um link e um QRCode para acesso à página na qual deverá ser inserido o código de verificação para comprovar a veracidade do diploma; a segunda, é o arquivo XML, que consiste no diploma de fato, nos termos da Portaria MEC Nº 330/2018, que pode ser validado diretamente na plataforma disponibilizada pelo MEC.

 

Por fim, reforçamos que o diploma físico deixou de ser emitido Na Ufersa desde janeiro de 2022. No entanto, é disponibilizada uma “apresentação visual” para que aqueles interessados possam imprimir e/ou enquadrar com produção de sua preferência, caso desejem. Reforçamos que este documento impresso não é o diploma, que existirá apenas em formato xml e poderá ser emitido via Sigaa e verificado a qualquer tempo e em qualquer lugar com acesso a internet, diretamente na plataforma do MEC.
13 de junho de 2022. Visualizações: 6246. Última modificação: 01/11/2023 16:51:47