Envio de documentação para matrícula em vagas remanescentes, para o semestre letivo 2025.2, dos aprovados nos processos seletivos de Reingresso, Reopção, Transferência e Portador de Diploma.
– Os editais e demais informações inerentes aos processos seletivos estão disponíveis na Comissão Permanente de Processo Seletivo – CPPS.
– Os prazos para envio da documentação à DRA são:
14 e 15/07/2025 – Matrícula institucional dos ingressantes nas vagas ociosas 2025.2 |
18/07/2025 – Matrícula institucional dos ingressantes nas vagas ociosas 2025.2 (2ª Chamada) |
– Não serão aceitas as documentações enviadas fora do prazo estabelecido. Perde o direito à vaga, o candidato classificado no processo que não enviar a documentação necessária na data determinada para realização da matrícula;
– Informações sobre cadastro no SIGAA, matrícula em disciplinas, equivalência e aproveitamento de disciplinas e demais esclarecimentos estão disponíveis em Divisão de Registro Acadêmico | Orientações aos Ingressantes.
– A matrícula em disciplinas deve ser realizada normalmente pelo aluno em 13 e 14/08/2025 (Cursos Presenciais) e no período de 04 a 07/08/2025 (Cursos EAD), junto aos veteranos, via SIGAA.
– Para envio de documentação para efetivação de Matrícula, selecione o Campus correspondente ao curso selecionado no ato de solicitação de ocupação de vaga:
Cursos EAD
Cursos Presenciais
A Divisão de Registro Acadêmico informará o número de matrícula dos alunos ingressantes do período 2025.2, via Processos seletivos de Reingresso, Reopção, Transferência e Portador de Diploma, por meio de lista a ser divulgada abaixo, em dois momentos: no dia 15/07/2025 até às 17h (lista parcial) e no dia 19/07/2025 até às 14h (lista final):
Ingressantes 2025.2 – Portador de Diploma (Lista Parcial)
Ingressantes 2025.2 – Reingresso (Lista Parcial)
INFORMES
1 – Aos candidatos que possuem vínculo como ATIVO ou TRANCADO:
Conforme a Lei 12.089/2009, informamos que é proibido que uma mesma pessoa ocupe duas vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior. Logo, faz-se necessário que você opte por um dos vínculos.
Caso opte pelo vínculo anterior, por gentileza enviar e-mail para o endereço eletrônico processoseletivo.prograd@ufersa.edu.br (com cópia para dra@ufersa.edu.br), informando a desistência da vaga no processo seletivo de vagas remanescentes.
Se optar pelo vínculo novo (com ingresso para 2025.2, nos termos do processo seletivo no qual participou), é necessário solicitar o cancelamento do vínculo antigo. Você pode estar solicitando o cancelamento de vínculo por meio do SIGAA > Portal do Discente > Ensino > Cancelamento de Vínculo Institucional. O cancelamento geralmente é processado em até 7 (sete) dias a partir da data de solicitação. Entretanto, caso efetue a solicitação, por gentileza nos informar por meio do e-mail dra@ufersa.edu.br para que possamos operacionalizar o cancelamento o mais breve possível.
Após a operacionalização da solicitação de cancelamento, o status do vínculo constará como CANCELADO no histórico escolar. Cumpre-nos destacar que depois de deferida a solicitação, o seu vínculo é cancelado de forma definitiva e irrevogável.
Ressalta-se que os candidatos classificados para ingresso em 2025.2 deverão enviar a documentação para realização de suas matrículas no período de 14 e 15 de julho de 2025, junto a Divisão de Registro Acadêmico – DRA da UFERSA, via formulário digital que estará disponível no endereço https://dra.ufersa.edu.br/formularios/, nos termos do respectivo edital.
2 – Aos candidatos aprovados em processo seletivo de Reopção:
O novo vínculo dos ingressantes via processo de reopção será cadastrado após o término do semestre vigente (2025.1). Alguns candidatos possuem matrícula ativa em componente curricular no semestre atual e, por conseguinte, faz-se necessária a finalização do componente antes do cancelamento do referido vínculo.
Após o encerramento do semestre letivo 2025.1, o vínculo atual será cancelado e o novo vínculo, oriundo do processo seletivo de Reopção, será criado. Deste modo, o discente não precisará solicitar o cancelamento espontâneo.
Ressalta-se que os candidatos classificados para ingresso em 2025.2 deverão enviar a documentação para realização de suas matrículas no período de 14 e 15 de julho de 2025, junto a Divisão de Registro Acadêmico – DRA da UFERSA, via formulário digital que estará disponível no endereço https://dra.ufersa.edu.br/formularios/, nos termos do respectivo edital.